PROJETOS 2016



BANDAS E FANFARRAS



            A música tem a capacidade de afetar nossas emoções, intelecto e nossa psicologia. Ela pode operar milagres em relação a autoestima e integração junto à comunidade. Justifica-se pela importância na formação cultural, musical e técnica dos alunos, apresentando elementos que permitam estabelecer uma relação com os instrumentos, com o repertório, com os sons, com a sensibilidade, criatividade e expressão de cada um dentro de sua vivência e realidade cultural. Neste sentido, o projeto visa a formação da Banda Marcial no contexto escolar fazendo com que a comunidade escolar seja parte integrante desse processo.








INCENTIVO AO ESPORTE



   A participação no projeto surgiu da necessidade de propiciar ao aluno formação integral por meio de atividades esportivas, incentivando os mesmos a práticas habituais de esportes, promovendo saúde física, mental e social, permitindo assim uma melhoria em sua qualidade de vida, bem como trazer a cultura da dança para escola decorreu da convicção de que o movimento constitui um dos principais meios de interação entre o homem e o mundo a sua volta. Pode ser vivenciada como fator de desenvolvimento e ampliação da consciência corporal, além de oportunizar aos alunos uma percepção de caráter coletivo da dança valorizando a pluralidade cultural e as diferenças existentes através do diálogo contínuo entre corpo e mente.






XADREZ



              Diante da oferta limitada de atividades diversificadas, de entretenimento e lazer, o projeto visa desenvolver uma ação cognitiva, lúdica e prazerosa, estimulando o aluno a exercitar a criatividade, a iniciativa, a análise, a criação de estratégias e a interação social. Responsável por estimular a autoestima, a competição saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de alguns grupos, torna-se uma iniciativa que visa a incentivar alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a qualificação da educação em nosso país.







 INCLUSÃO DIGITAL


Nossa sociedade cada dia mais informatizada e dependente das mídias a cada momento mais avançadas necessita de cidadãos preparados para esse desafio.
A comunidade que atendemos sofre com a restrição de recursos e acesso a essa tecnologia, assim a escola passa a ser o polo principal da comunidade como referência tecnológica. 






LEITURAS E RELEITURAS - DO LIVRO À MÍDIA



A necessidade de formar leitores fluentes e críticos, que busquem no ato de ler além de conteúdos e informação o prazer e a diversão nos fez repensar estratégias para o alcance desse objetivo. Diante desse panorama esse projeto se justifica, na oportunidade de ler e reler livros de diferentes gêneros, desde biografias até best-sellers e compará-los aos filmes, alguns comerciais, outros de circuito alternativo.  






NAS ONDAS DO RÁDIO

MÚLTIPLAS LINGUAGENS


           Estimular a reflexão sobre o posicionamento ideológico dos meios de comunicação pretende abordar a suposta neutralidade da imprensa  por intermédio da apresentação das várias visões sobre o mesmo tempo.








RECUPERAÇÃO PARALELA



           Esse projeto tem a finalidade de desenvolver uma série de sequências de atividades para que os alunos ganhem maior fluência para ler e produzir textos ajustados aos padrões da escrita, desenvolver o raciocínio lógico nas resoluções de situações problemas e demais blocos matemáticos para que possam participar ativamente das atividades escolares.





    

     





















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