BANDAS E FANFARRAS
A música tem a capacidade de afetar nossas
emoções, intelecto e nossa psicologia. Ela pode operar milagres em relação a autoestima e integração junto à comunidade. Justifica-se
pela importância na formação cultural, musical e técnica dos alunos,
apresentando elementos que permitam estabelecer uma relação com os
instrumentos, com o repertório, com os sons, com a sensibilidade, criatividade
e expressão de cada um dentro de sua vivência e realidade cultural. Neste sentido, o projeto visa a formação da Banda Marcial no contexto
escolar fazendo com que a comunidade escolar seja parte integrante desse
processo.
INCENTIVO AO ESPORTE
A participação no
projeto surgiu da necessidade de propiciar ao aluno formação integral por meio
de atividades esportivas, incentivando os mesmos a práticas habituais de
esportes, promovendo saúde física, mental e social, permitindo assim uma
melhoria em sua qualidade de vida, bem como trazer a cultura da dança para
escola decorreu da convicção de que o movimento constitui um dos principais
meios de interação entre o homem e o mundo a sua volta. Pode ser vivenciada
como fator de desenvolvimento e ampliação da consciência corporal, além de oportunizar
aos alunos uma percepção de caráter coletivo da dança valorizando a pluralidade
cultural e as diferenças existentes através do diálogo contínuo entre corpo e
mente.
XADREZ
Diante da oferta limitada de atividades
diversificadas, de entretenimento e lazer, o projeto visa desenvolver uma ação
cognitiva, lúdica e prazerosa, estimulando o aluno a exercitar a criatividade,
a iniciativa, a análise, a criação de estratégias e a interação social. Responsável por estimular a autoestima, a competição
saudável e o trabalho em equipe, além de proporcionar prazer em seu estudo e
prática, socializando um esporte que, até bem pouco tempo, era exclusividade de
alguns grupos, torna-se uma iniciativa que visa a incentivar
alunos e professores a participarem das inovações necessárias para a
qualificação da educação em nosso país.
INCLUSÃO DIGITAL
Nossa sociedade cada dia mais informatizada e dependente das mídias a cada momento mais avançadas necessita de cidadãos preparados para esse desafio.
A comunidade que atendemos sofre com a restrição de recursos e acesso a essa tecnologia, assim a escola passa a ser o polo principal da comunidade como referência tecnológica.
LEITURAS E RELEITURAS - DO LIVRO À MÍDIA
A necessidade de formar leitores fluentes e críticos, que
busquem no ato de ler além de conteúdos e informação o prazer e a diversão nos
fez repensar estratégias para o alcance desse objetivo. Diante desse panorama esse projeto se justifica, na oportunidade de ler e reler livros de diferentes gêneros, desde
biografias até best-sellers e compará-los aos filmes, alguns comerciais, outros
de circuito alternativo.
NAS ONDAS DO RÁDIO
MÚLTIPLAS LINGUAGENS
Estimular a reflexão sobre o posicionamento ideológico dos meios de comunicação pretende abordar a suposta neutralidade da imprensa por intermédio da apresentação das várias visões sobre o mesmo tempo.
RECUPERAÇÃO PARALELA
Esse projeto tem a finalidade de desenvolver
uma série de sequências de atividades para que os alunos ganhem maior fluência
para ler e produzir textos ajustados aos padrões da escrita, desenvolver o
raciocínio lógico nas resoluções de situações problemas e demais blocos
matemáticos para que possam participar ativamente das atividades escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário