SÃO PAULO INTEGRAL

EXPANSÃO DE TEMPOS, ESPAÇOS E OPORTUNIDADES EDUCATIVAS

Dentre os avanços desencadeados a partir do trabalho na perspectiva da Educação Integral, destacam-se:

 - melhoria nos resultados de aprendizagem e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB; 
- consolidação da alfabetização;
- valorização da identidade e desenvolvimento da autonomia dos educandos;
- melhor percepção do papel da escola como núcleo social; 
- fortalecimento do sentimento de pertença e das relações de convivência; 
- relação prazerosa com as atividades de expansão da jornada;
- maior assiduidade dos educandos;
- diálogo entre as metodologias e estratégias utilizadas nas atividades de expansão da jornada na perspectiva do currículo integral;
- manifestação de propostas curriculares inovadoras;
- reconhecimento e ampliação dos territórios educativos e comunidades de aprendizagem;
- atendimento ao sistema de garantia de direitos na perspectiva da proteção integral da criança e do adolescente.

Em 2016, iniciamos o Programa São Paulo Integral com os 1os e 2os anos do Ciclo de Alfabetização.
O brincar como instrumento para as aprendizagens, permeando os Territórios do Saber.
















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