EXPANSÃO DE TEMPOS, ESPAÇOS E OPORTUNIDADES EDUCATIVAS
Dentre os avanços desencadeados a partir do trabalho na perspectiva da
Educação Integral, destacam-se:
- melhoria nos resultados de aprendizagem e do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica - IDEB;
- consolidação da alfabetização;
- valorização da identidade e desenvolvimento da autonomia dos educandos;
- melhor percepção do papel da escola como núcleo social;
- fortalecimento do sentimento de pertença e das relações de convivência;
- relação prazerosa com as atividades de expansão da jornada;
- maior assiduidade dos educandos;
- diálogo entre as metodologias e estratégias utilizadas nas atividades de expansão da
jornada na perspectiva do currículo integral;
- manifestação de propostas curriculares inovadoras;
- reconhecimento e ampliação dos territórios educativos e comunidades de
aprendizagem;
- atendimento ao sistema de garantia de direitos na perspectiva da proteção integral
da criança e do adolescente.
Em 2016, iniciamos o Programa São Paulo Integral com os 1os e 2os anos do Ciclo de Alfabetização.
O brincar como instrumento para as aprendizagens, permeando os Territórios do Saber.
Em 2016, iniciamos o Programa São Paulo Integral com os 1os e 2os anos do Ciclo de Alfabetização.
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